• Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Crianças são levadas ao crime

E-mail Imprimir PDF

A falta de estrutura familiar e de ação da sociedade são apontadas como motivos para que crianças e adolescentes sejam presas fáceis da criminalidade.



De acordo com o presidente do Conselho Tutelar de Maringá, Vandré Fernando, menores de idade são vítimas porque são induzidos a cometer crimes. "É preciso punir os aliciadores. Não é justo o adolescente pagar por isso. As crianças são ferramentas da criminalidade."

Fernando comenta que se os adolescentes crescerem dentro de ambiente familiar que pregue bons conceitos morais, os filhos não terão atitudes criminosas. "A criminalidade não se manifesta dentro da criança, e sim é estimulada."

Para a socióloga Ana Lúcia Rodrigues, do Observatório das Metrópoles da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o apelo da sociedade de consumo, aliada à negligência dos pais e à sistemática rígida da escola, que não atrai mais os alunos, são responsáveis pelo crescente envolvimento de menores de idade em crimes.

Segundo ela, a fraca base familiar ajuda no processo, já que a criança perde referência do que é certo e errado. "As crianças adquirem direção de verdade só quando os pais se preocupam com os filhos." Mas ela diz que isso raramente é retrato da realidade. "As crianças estão em situação de abandono."

Carla Guedes
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/171040

Quarta-feira, 05/03/2008

You are here Notícias Crianças são levadas ao crime