A participação da família na escola

Título: A participação da família na escola
Autoras: Maria Lucia Boarini e Maria Silvinha Carraro Martins
Periódico: Cadernos de Educação - UFPel
Número: 26
Ano de publicação: 2006

RESUMO
Esta é uma reflexão sobre os programas viabilizados na rede pública de ensino fundamental que investem na parceria família-escola, com o propósito de melhorar a qualidade de suas ações educativas. Ao longo da História da Educação, no Brasil, temos observado que propostas como esta têm se alternado, não obstante a ausência dos resultados almejados. Para subsidiar nossas reflexões, recuperamos, dentre as idéias higienistas, o programa cuja intenção era debater sobre aspectos de higienização de problemas de toda a ordem (físicos, sociais, pedagógicos, morais), presentes no Brasil no início do século XX. Tais atividades, apesar do empenho de seus mentores, ao desconsiderar as contradições sociais fomentadoras da maior parte das dificuldades vivenciadas pelo segmento escolar, passam para a História como "mais um programa" cujos resultados deixam a desejar, seja no início do século XX seja no do século XXI.

Palavras-chave: família na escola, higienismo, educação escolar.

Clique aqui para acessar o artigo.