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A educação sob medida: os testes psicológicos e o higienismo no Brasil (1914-1945)

Acadêmico: Durval Wanderbroock Junior

Orientadora: Maria Lucia Boarini

Ano: 2007

Resumo:O objetivo central do presente estudo é o de explicitar a concepção e o papel que a educação cumpriu para a Liga Brasileira de Hygiene Mental entre os anos de 1914 a 1945. Condicionado a esse propósito, procuramos deslindar como os testes psicológicos foram utilizados no sentido de criar uma “educação sob medida”, entendida como uma estratégia a ser alcançada graças a um duplo processo que consistiu na seleção dos indivíduos aptos e a depuração social dos considerados inaptos. Para isso, elegemos como fonte primária os Archivos Brasileiros de Hygiene Mental, órgão oficial da Liga Brasileira de Hygiene Mental, também chamada de Liga. O método utilizado buscou se orientar segundo as premissas do materialismo histórico, procurando explicar o objeto a partir das múltiplas determinações de seu tempo, sem ignorar sua singularidade. Concluiu-se que a educação foi um dos principais fatores de contenção social, já que o período estudado marcou-se por intensos conflitos sociais, engendrados essencialmente pelas transformações associadas à fase imperialista do capitalismo, sendo as guerras mundiais as expressões mais evidentes desse período. A crise que se abateu no mundo inteiro também permitiu o florescimento industrial brasileiro, despertando o nacionalismo entusiasmado da classe dirigente, com quem a Liga guardou fortes vínculos materiais e ideológicos. A relação com o Estado, denominada por nós de “organicidade sui generis”, precipitou a Liga em atuações com o fito de satisfazer os interesses da classe dominante, submetendo os testes psicológicos a essa finalidade. A indústria, o exército e a imigração foram alguns dos principais domínios onde esse empreendimento foi realizado. Mas foi na educação onde o processo de depuração social ocorreu com maior intensidade, estando os testes psicológicos incumbidos da tarefa de selecionar “o homem certo no lugar certo”, garantindo a consolidação da “educação sob medida” preconizada pela Liga.

 

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