Reprodução humana, planejamento familiar e eugenia: um campo aberto ao debate

Reprodução humana. Planejamento familiar. Eugenia. Estudantes de enfermagem. Estudantes de medicina

Pesquisadora: Lilian Denise Mai

Período: 2015 - 2016

Acadêmica: Amanda Caroline Paganini / Ketelin Cristine Santos Ripke

Resumo: O presente projeto de iniciação científica concentra-se no campo da reprodução humana e de planejamento familiar. O objetivo foi analisar a compreensão de estudantes de enfermagem e medicina sobre situações práticas no campo da reprodução humana e planejamento familiar à luz de um referencial teórico eugenista. Tratou-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvida de agosto/15 a julho/16, cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevista gravada orientada por um instrumento elaborado para esse fim. Foram entrevistados sete alunos de enfermagem e três de medicina, em atividade curricular no setor de Ginecologia e Obstetrícia de um hospital geral de ensino no período de setembro a dezembro de 2015. A análise dos dados seguiu análise de conteúdo, modalidade temática, finalizada com a construção de categorias empíricas que respondam ao objetivo e às questões propostas. O projeto foi aprovado pelo Comitê Permanente de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (COPEP), de acordo com CAAE: 46239515.6.0000.0104, de 28/07/2015. A compreensão dos sujeitos permitiu a construção de três categorias: ‘Avanço da ciência e da tecnologia (...) tratar isso (...) uma maravilha’; ‘Avanço da ciência e da tecnologia (...) criar um indivíduo’; e, ‘Muito polêmico (...) muito que discutir ainda’. Concluiu-se que os avanços técnico-científicos fazem emergir novas possibilidades de intervenção, que trazem à tona dilemas no campo prático e no campo ideológico e mostram a necessidade de debates nos meios acadêmico, científico, profissional e/ou social.