Projeto de Correção de Fluxo no Paraná: solução ou medida paliativa?

Programa Correção de Fluxo Escolar. Correção de Fluxo. Programa de Aceleração. Programa de Adequação Idade-Série

Pesquisadora: Roselania Francisconi Borges

Período: 2017 – 2018

Acadêmica:  Maria Júlia Dias Roque de Oliveira

Resumo: O Programa Correção de Fluxo Escolar, criado pelo Ministério da Educação em 1995, surgiu como medida parar reverter os altos índices de repetência e evasão escolar, sendo destinado a alunos com distorção idade-série que estavam retidos nas séries iniciais do ensino fundamental. Parcerias público-privado fomentaram a elaboração de programas de correção de fluxo escolar em todo o território nacional, ficando a critério de cada Estado aderir ou não ao Programa. Este estudo buscou por meio de uma pesquisa bibliográfica compreender a implantação e funcionamento do Programa no Estado do Paraná visando averiguar a efic&aacu te;cia das medidas adotadas, em termos de seus resultados e limites. Nesse Estado o Programa foi implantado de 1996 a 1998 e retomado em 2016. De forma geral, a proposta apresentou resultados conflitantes: por um lado a melhoria do fluxo escolar, de outro pouca eficiência, pois trabalhou com as consequências e não a razão do fracasso escolar.