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Programa de Altas habilidades/superdotação: entre a teoria e a prática


Palavras-chave: Programa de Altas Habilidades/Superdotação.Educação Especial. Sala de Recursos para Altas Habilidades. Aluno Superdotado.
Pesquisadora: Roselania Francisconi Borges
Acadêmica: Bilania Camila de Carvalho
Período: 2019-2020

 

Resumo
A temática das altas habilidades/superdotação é tratada no cenário educacional brasileiro desde o século XX. Em 2005 o Ministério da Educação passou a promover programas de atendimento. Com a criação do Programa de Altas Habilidades/Superdotação foi definida a criação de Salas de Recursos visando atender esse alunado. O objetivo deste estudo foi conhecer o funcionamento do Programa de Altas Habilidades/Superdotação, ofertado na Educação Básica, a partir da produção científica produzida sobre temáticas que o fundamentam. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em bases de dados, tais como: Scielo (Scientific Eletronic Library Online), PePSIC (Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde), buscando fazer um levantamento de trabalhos sobre os programas de atendimento. Como resultados, foi possível perceber que apesar das iniciativas do Estado, os investimentos nos Programas deixam a desejar nos quesitos formação de professores, materiais didáticos e na própria estrutura dos locais de atendimento.