O uso de testes psicométricos pelos higienistas e suas ressonâncias na contemporaneidade

Psicometria. Testes psicométricos. Inteligência. Higienismo.

Pesquisadora: Roselania Francisconi Borges

Período: 2016 – 2017

Acadêmica:  Renata Andretto Santa Cruz

Resumo:  A partir do século XIX os testes psicométricos foram sendo criados visando a aferição das capacidades mentais. No Brasil, foram introduzidos, principalmente, pelos integrantes da Liga Brasileira de Higiene Mental (LBHM), passando a ser amplamente utilizados com crianças em fase de escolarização, como forma de detectar as causas da não aprendizagem. O presente trabalho teve como intuito oferecer contribuições ao estudo dos testes psicométricos no Brasil tendo como fontes primárias as produções da LBHM constantes em seu periódico intitulado Archivos Brasileiros de Hygiene Mental, editado de 1923 a 1947. Foram analisados aspectos relacionados a sua validação e seu uso no contexto escolar brasileiro, nas primeiras décadas do século XX. Concluímos que o uso dos testes psicométricos está associado a uma concepção inatista de inteligência que ainda vigora. Porém, nenhum processo social pode ser compreendido de forma isolada da realidade que o produz,  mas atrelado ao contexto sócio-histórico que o engendra.