O lugar da saúde do professor na saúde escolar

Saúde do professor. Saúde escolar. I Congresso Nacional de Saúde Escolar.

Pesquisadora: Maria Lucia Boarini

Período: 2016 - 2017

Acadêmica: Beatriz Colabone Siqueira

Resumo: Atualmente as doenças ocupacionais tem recebido destaque em muitos estudos científicos em função de sua grande incidência. Entre as categorias profissionais mais acometidas por adoecimento físico e/ou psíquico está a dos professores. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é investigar como a temática da saúde do professor tem sido considerada na literatura científica. Como fonte primária e principal deste estudo utilizou-se os Anais do I Congresso Nacional de Saúde Escolar, ocorrido na cidade de São Paulo/SP no ano de 1941. Este evento contou com o apoio e a representação do governo federal e do interventor do estado de São Paulo da época. Após análise rigorosa, à luz dos acontecimentos históricos daquele período, os resultados indicam que do ensino escolar era exigido a prevenção e irradiação de hábitos saudáveis e o professor era um dos responsáveis por esta tarefa. Como desdobramento desta exigência, a preocupação com a saúde do professor esteve atrelada a eficiência do ensino.