O estudo das biotecnologias reprodutivas e suas implicações ético-eugenistas nas graduações em saúde pesquisadora: Lilian Denise Mai

Período: 08/2006 - 07/2007

Acadêmicas: Aline Kosofski Ferreira e Ana Claudia Yassuko Murasski

Resumo: A cada dia a ciência evolui mais rapidamente. Nesse sentido, o século XXI segue como o grande momento das descobertas em Engenharia Genética, dentre elas, as novas biotecnologias em reprodução humana. Além dos benefícios que essa “nova ciência” traz, há de se pensar sobre as implicações de caráter ético-eugenistas que ela comporta. O presente trabalho de pesquisa analisou a forma como tem se dado o estudo e a reflexão sobre as novas biotecnologias em reprodução humana e suas implicações ético-eugenistas nos cursos de graduação em saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas com 26 alunos formandos dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina, Odontologia, Ciências Biológicas, Educação Física, Farmácia e Psicologia. Os dados apontaram para a necessidade de ampla e profunda discussão e reflexão sobre o assunto, enfatizando todos os seus aspectos, visto que o conhecimento demonstrado baseia-se no senso comum, o que é insatisfatório, pois isto fará parte do cotidiano profissional desses alunos.