O consumo do álcool na perspectiva do(a) universitário(a)

Pesquisadora: Maria Lucia Boarini

Período: 2012 - 2013

Acadêmica: Camila Zamboni Oliveira

Resumo: Já é de domínio público os graves problemas produzidos pelo abuso do álcool. Pela visibilidade que este problema alcança tem-se a impressão que é um fenômeno atual. Entretanto, desde as primeiras décadas do século XX os médicos higienistas já se preocupavam com esta questão. Pela relevância deste assunto e pela necessidade do profissional de saúde ter conhecimento das políticas neste campo, este estudo visou investigar o conhecimento e avaliação dos estudantes de graduação de Medicina, Psicologia e Enfermagem sobre o consumo de álcool no Brasil. A metodologia utilizada para alcançar este objetivo foi uma pesquisa de campo exploratória, realizada por meio de entrevistas com doze universitários do último ano dos cursos de graduação em referência de uma instituição pública. O estudo nos revelou que os universitários demonstram um conhecimento superficial beirando o senso comum a respeito das políticas públicas sobre álcool e total desconhecimento sobre o histórico deste problema.