Título: O atendimento aos alunos considerados pessoas com altas habilidades/superdotação no âmbito da educação especial e os desafios ao processo de inclusão
Palavras-chave: Programa de Altas Habilidades/Superdotação; Altas Habilidades/Superdotação; Sala de Recursos para Altas Habilidades; Eugenia e Superdotação.
Pesquisadora: Roselania Francisconi Borges
Orientanda:  Kely Aparecida Dias
Período: 2021-2022

RESUMO

O objetivo dessa pesquisa foi averiguar, em produções acadêmico-científicas brasileiras publicadas nos anos (2017-2021), como o atendimento dos alunos considerados pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) têm sido desenvolvidos na modalidade de ensino da Educação Especial. A pesquisa é de natureza bibliográfica e qualitativa, pautada na investigação histórica com pressupostos do materialismo histórico-dialético. Os resultados encontrados foram: as teses se referem em geral sobre o processo de identificação dos alunos com AH/SD, e a forma como os profissionais lidam com eles; há ausência de testes padronizados para identificação dos alunos; há falta de programas de enriquecimentos pedagógicos na escola; as dificuldades comportamentais emocionais e sociais dos alunos são frequentes, bem como o despreparo dos professores. A abordagem sociointeracionista foi citada como de suma importância para o desenvolvimento do sujeito social e suas atividades humanas. Há poucas pesquisas elaboradas sobre o ensino superior. Achados importantes foram que o trabalho realizado para o desenvolvimento de habilidades sociais do aluno trouxe resultados significativos em relação às responsabilidades dos pais e em relação ao comportamento destes e ainda que o enriquecimento pedagógico deve ser voltado a todos os alunos, independentemente de ser considerado aluno com AH/SD.