Influência da mídia televisiva na manutenção dos estereótipos sobre a loucura e sobre o modelo de tratamento hospitalocêntrico/manicomial: concepções de estudantes universitários e população geral

Pesquisadora: Roselania Francisconi Borges

Período: 2012 - 2013

Acadêmicas: Ana Paula Siltrão Bacarin e Mônica Salci Capelasso

Resumo: Este trabalho teve o propósito de investigar a influência da mídia televisiva sobre as concepções que a população em geral e estudantes de graduação nutrem sobre a loucura, com uma amostra da população do município de Maringá-PR. Para tanto, foram realizadas entrevistas e obtidas análises qualitativas das mesmas. Os resultados demonstram que a maioria das pessoas possui pouco conhecimento sobre a loucura e os modelos de cuidado; recebe frequentemente informações sobre a loucura através da mídia televisiva, aumentando assim o potencial de influência deste veículo de informação. Os resultados apontam que um importante desafio é retirar os estigmas da violência e agressividade atrelados ao louco, pois aqueles estão entre as explicações de muitos entrevistados sobre a loucura, o que possivelmente contribui para manutenção da exclusão. Isto seria uma forma de contribuir para a reflexão sobre os preconceitos e estereótipos arraigados historicamente sobre o louco e a loucura na sociedade contemporânea.