Educação, higienismo e psicologia: alguns apontamentos

Pesquisadora: Maria Lucia Boarini

Período: 2005 - 2006

Acadêmica: Gizelli Mendes

Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar as influências do movimento da higiene mental - nas instituições de ensino primário das primeiras décadas do século XX. Partindo das atuais preocupações com a melhoria da qualidade de ensino fundamental da rede publica no Brasil buscamos compreender as raízes do modelo atual de educação. A metodologia de estudo adotada foi a pesquisa bibliográfica e as interpretações realizadas inspirou-se na vertente do materialismo histórico. Para atender as necessidades sociais da época os higienistas se propuseram e de fato fizeram intervenções na escola primaria (antiga denominação do Ensino Fundamental atual). Suas ações tinham como objetivo, dentre outros, transformar a escola no espaço da ordem e da disciplina, com o seu tempo e espaço perfeitamente planejado, diferenciando-a do espaço doméstico, pois este último era, na visão dos higienistas, inadequado para suas propostas de civilizar o brasileiro a partir da infância.