Construindo uma unidade de ensino sobre eugenia com o uso da simulação clínica

Eugenia. Bioética. Educação em Enfermagem. Simulação.

Pesquisadora: Lilian Denise Mai

Período: 2017 – 2018

Acadêmica:  Graziele Adrieli Rodrigues Pires

2018 - 1º lugar na grande área da Saúde no 27º Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC, Universidade Estadual de Maringá

Resumo: O objetivo foi construir uma unidade de ensino sobre eugenia utilizando a simulação clínica. Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, desenvolvida mediante revisão de literatura. Os resultados envolveram a fundamentação teórica sobre práticas de eugenia e sobre a simulação clínica como metodologia de ensino, bem como a elaboração de todo o planejamento da aula, com roteiros das cenas e instrumentos pré e pós-aula a serem aplicados junto aos alunos. A unidade de ensino prevê a participação de atores e segue as três etapas do ensino simulado, ou seja, a preparação prévia, a ação e o debriefing, com a reflexão que passa por explorar as fronteiras médicas em que práticas de saúde e melhoramento da raça humana estão sutilmente entrelaçadas, simulando-se situações cotidianas onde estão presentes práticas eugênicas, ainda que despercebidas como tal por profissionais de saúde e população em geral. Foram desenvolvidos dois casos a serem simulados, onde decisões ou motivações eugênicas fazem-se presentes. O primeiro caso envolve uma consulta com um casal em busca de técnicas de manipulação genética e reprodução assistida. O casal fará questionamentos ao médico e enfermeiro (aluno de enfermagem) a respeito dos princípios éticos e legais ligados às técnicas. O segundo caso retrata um caso real, quando um pedido de laqueadura tubária feito pelo Ministério Público obrigou a prefeitura de uma cidade paulista a realizar o procedimento em uma mulher usuária de álcool e drogas ilícitas, e que já tinha oito filhos. A mulher de 36 anos negou que tenha consentido com a operação. Neste caso, será encenado um diálogo entre paciente e promotor (aluno de enfermagem), cada qual apontando suas opiniões a respeito da situação. Reafirma-se com este trabalho a relevância do tema para a formação acadêmica associada à importância de novas metodologias de ensino. Espera-se que a unidade de ensino seja capaz de prover conhecimentos e reflexão sobre a temática, podendo ser utilizada ou adaptada para outros espaços.