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As causas da repetência escolar: um estudo sobre o Primeiro Congresso Nacional de Saúde Escolar

Primeiro Congresso Nacional de Saúde Escolar. Repetência escolar. Dificuldades de escolarização.

Pesquisadora: Roselania Francisconi Borges

Período: 2016 – 2017

Acadêmica:  Daniela da Silva Rocengholli

Resumo:  Estudo caracterizado como revisão bibliográfica do conceito e das propostas que visam o enfrentamento da repetência escolar no Brasil, assim como possíveis fatores que convergem a este fenômeno. O estudo partiu de dois momentos históricos: o primeiro na década de 1940 com o I Congresso Nacional de Saúde Escolar como fonte primária na qual procuramos analisar as causas e concepções atribuídas ao fenômeno da repetência escolar; o segundo tendo a atualidade, onde foram analisados estudos publicados entre 1991 até 2015 relacionados ao tema. Após análise houve a constatação que o problema da repetência escolar é antigo no contexto educacional brasileiro, oriundo de uma série de fatores históricos e sociais. Com isso, a escola vem se tornando ao longo dos tempos uma via muito mais assistencialista que pedagógica. Tal movimento se reflete nos altos índices de repetência escolar, conforme alguns estudos publicados na década de 1940 demonstram e conforme estudos recentes confirmam.