Análise das intervenções indicadas e realizadas após avaliação psicoeducaciona

Pesquisadora: Roselania Francisconi Borges

Período: 2011 - 2012

Acadêmicos: Marcel Henrique Martins Ferreira e Carla Cristina Castro Araújo

Resumo: Este projeto de pesquisa tem como proposta realizar um levantamento do número de avaliações psicoeducacionais realizado em três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio do município de Maringá durante o ano 2009. Visa ainda averiguar e analisar se os encaminhamentos propostosforam efetivados, ou não, durante o mesmo ano nos anos seguintes. O critério de escolha das escolas abarcará aquelas ondetenha ocorrido o maior número de avaliações durante o referido ano.Para efetuar esse levantamento será feita uma pesquisa documental junto aos arquivos compostos pelos relatórios produzidos após Avaliação Psicoeducacional do Centro Estadual de Avaliação e Orientação Pedagógica (CEAOP) da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná. O propósito deste levantamento será a verificação de quais tipos de encaminhamentos foram recomendados e se os mesmos, de fato, foram concretizados. Em seguida serão levantados os fatores ou justificativas dos casos onde não houve as intervenções recomendadas. Os dados serão organizados em forma de tabelas e analisados quantitativa e qualitativamente. Conhecer os resultados das intervenções, assim como as causas/explicações ou justificativas para as não-intervenções pode ser uma importante forma de contribuir para a reflexão desse processo avaliativo.