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A construção da identidade em adolescentes privados da liberdade: reflexões a partir de publicações atuais

Pesquisadora: Ednéia José Martins Zaniani

Período: 2013 - 2014

Acadêmica: Maiara Cristina Pereira

Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo refletir sobre a construção da identidade em adolescentes que foram privados de liberdade à luz dos documentos oficiais e das publicações acadêmicas acerca do tema. Entender a adolescência como um período decisivo para a construção da identidade há tempos tem sido uma preocupação das mais diferentes orientações teórico-metodológicas da Psicologia. Nesse momento do desenvolvimento o sujeito começaria a se descobrir de diferentes maneiras, passaria a se questionar sobre si e sobre seu lugar no mundo. As respostas às suas perguntas serão influenciadas sobremaneira pelo contexto no qual está inserido. Partindo dessas considerações iniciais, questionamo-nos se e como a internação poderia incidir sobre a construção da identidade desse adolescente? Se e como a privação da liberdade poderia incidir sobre sua saúde mental? Como as publicações atuais tem tratado essa questão? Como tais publicações tem articulado a construção da identidade com o fato de cumprirem a medida socioeducativa de internação? A psicologia tem se pronunciado a esse respeito? Para responder a essas perguntas propomos realizar uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, levantando inicialmente documentos oficiais que tratam do grande tema ‘adolescente autor de ato infracional’. Em seguida levantaremos os trabalhos produzidos (artigos, dissertações, teses, livros e capítulos de livros) tomando como recorte temporal a última década (2003-2013), procurando apreender se e como a psicologia se insere nessa discussão. Nossa análise será orientada pela Psicologia Sócio-histórica, de inspiração materialista histórica, que propõe a desnaturalização do sujeito e dos fenômenos, bem como uma compreensão dialética entre o mundo subjetivo e o mundo objetivo. Esperamos ao final desse trabalho compreender qual a entonação da discussão sobre a construção da identidade na adolescência levando em consideração sua condição de privação de liberdade.