+

Iniciação Científica Concluída

 

Caracterização da demanda atendida pelo Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras drogas do município de Maringá-PR

Título: Caracterização da demanda atendida pelo Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras drogas do município de Maringá-PR.
Palavras-chave: drogas, saúde mental, reforma psiquiátrica.
Orientadora: Maria Lucia Boarini
Orientando: Matheus Riegler de Sousa
Período: 2021-2022

RESUMO

O presente estudo possui o objetivo de caracterizar as demandas do CAPSad da cidade de Maringá por meio da análise dos prontuários dos usuários que deram entrada no serviço pela primeira vez durante o período de fevereiro/2019 a julho/2019. Analisamos 279 prontuários que viabilizaram o levantamento dos seguintes dados: sexo/gênero, faixa etária, raça/etnia, renda familiar, Unidade Básica de Saúde de referência, queixa, medicações administradas após a entrada no setor, origem dos encaminhamentos, situação atual do atendimento, internações antes e depois do usuário passar pelo CAPSad e substâncias psicoativas usadas. Os resultados indicaram que 80,6% dos usuários são do sexo masculino e que 60,6% dos usuários do serviço possuem entre 26 e 45 anos. Além disso, foi possível constatar a presença do álcool em 73,2% dos prontuários, enquanto o crack está presente em 35,8% dos prontuários. Destaca-se a  alta taxa de reinternações quer seja em CTs ou hospital psiquiátrico. Esse dado, questiona o potencial terapêutico da segregação e do isolamento, e reforça a importância de uma assistência integral, descentralizada, ligada a comunidade e realizada de forma próxima ao convívio social dessa população, de acordo com as diretrizes do SUS.

O atendimento aos alunos considerados pessoas com altas habilidades/superdotação no âmbito da educação especial e os desafios ao processo de inclusão

Título: O atendimento aos alunos considerados pessoas com altas habilidades/superdotação no âmbito da educação especial e os desafios ao processo de inclusão
Palavras-chave: Programa de Altas Habilidades/Superdotação; Altas Habilidades/Superdotação; Sala de Recursos para Altas Habilidades; Eugenia e Superdotação.
Pesquisadora: Roselania Francisconi Borges
Orientanda:  Kely Aparecida Dias
Período: 2021-2022

RESUMO

O objetivo dessa pesquisa foi averiguar, em produções acadêmico-científicas brasileiras publicadas nos anos (2017-2021), como o atendimento dos alunos considerados pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) têm sido desenvolvidos na modalidade de ensino da Educação Especial. A pesquisa é de natureza bibliográfica e qualitativa, pautada na investigação histórica com pressupostos do materialismo histórico-dialético. Os resultados encontrados foram: as teses se referem em geral sobre o processo de identificação dos alunos com AH/SD, e a forma como os profissionais lidam com eles; há ausência de testes padronizados para identificação dos alunos; há falta de programas de enriquecimentos pedagógicos na escola; as dificuldades comportamentais emocionais e sociais dos alunos são frequentes, bem como o despreparo dos professores. A abordagem sociointeracionista foi citada como de suma importância para o desenvolvimento do sujeito social e suas atividades humanas. Há poucas pesquisas elaboradas sobre o ensino superior. Achados importantes foram que o trabalho realizado para o desenvolvimento de habilidades sociais do aluno trouxe resultados significativos em relação às responsabilidades dos pais e em relação ao comportamento destes e ainda que o enriquecimento pedagógico deve ser voltado a todos os alunos, independentemente de ser considerado aluno com AH/SD.

O lugar histórico da mulher: algumas reflexões

Título: O lugar histórico da mulher: algumas reflexões
Palavras-chave: Papel social da mulher. História das mulheres. Literatura e gênero. Movimento feminista. Ideário higienista e eugenista.
Pesquisadora: Roselania Francisconi Borges
Orientanda: Larissa Christina Kawano Bakoshi
Período: 2021-2022

RESUMO

O presente estudo objetivou refletir sobre a construção do papel social da mulher ao longo dos séculos XIX e XX e nesse início de século XXI. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, feita em fontes primárias, sendo elas: Cartas Sobre a Educação de Cora (1849), datada do Século XIX; As três Marias (1939) escrita no Século XX e Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto (2019) produzida no Século XXI; e em fontes secundárias: ScieELO e Archivos Brasileiros de Hygiene Mental (ABHM). Como resultados, constatou-se as fortes influências dos ideários higienista e eugenista brasileiros na construção do papel social da mulher ao longo dos últimos séculos, difundindo a ideia de que a mulher seria responsável por garantir a felicidade do lar e de educar seus filhos, além de ser encarregada pela reprodução e aperfeiçoamento das futuras gerações.

Da Liga Brasileira de Higiene Mental à Rede de Atenção Psicossocial: concepções e práticas de profissionais de um Serviço de Emergência Psiquiátrica

Título: Da Liga Brasileira de Higiene Mental à Rede de Atenção Psicossocial: concepções e práticas de profissionais de um Serviço de Emergência Psiquiátrica
Palavras-chave: Higiene Mental, Rede de Atenção Psicossocial, Reforma Psiquiátrica.
Pesquisadora: Roselania Francisconi Borges
Orientanda: Jackeline Santos Neves da Silva
Período: 2020-2021


RESUMO

Tendo em vista as transformações ocorridas no campo da saúde mental nas últimas décadas, marcadas, em tese, pela adoção do paradigma psicossocial em substituição ao modelo manicomial, o objetivo do presente estudo foi averiguar se essas transformações se deram, de fato, a nível prático, ou se apenas permaneceram no âmbito teórico. Para tanto, resgatamos documentos da Liga Brasileira de Higiene Mental, publicados entre 1925 e 1947, e realizamos entrevistas com os profissionais do Serviço de Emergência Psiquiátrica do município de Maringá – PR. Posteriormente, fizemos um cruzamento dos dados obtidos e chegamos à conclusão de que existem mais distanciamentos do que aproximações em relação aos discursos defendidos pelos membros da LBHM e pelos profissionais do referido SEP. Sendo assim, foi possível perceber que, de fato, a assistência ao sofrimento psíquico evoluiu muito nos últimos tempos, mas essa evolução não é estanque nem homogênea, portanto, carece de avanços e continuidade.

Do racismo científico do século XX ao racismo estrutural do século XXI: ressonâncias na pandemia da Covid-19

Título: Do racismo científico do século XX ao racismo estrutural do século XXI: ressonâncias na pandemia da Covid-19
Palavras-chave: Mídia e racismo; racismo estrutural; Covid-19; saúde pública; necropolitica e pandemia.
Pesquisadora: Roselania Francisconi Borges
Orientanda: Laene da Silva Abade
Período: 2020-2021


RESUMO

O objetivo deste trabalho foi analisar possíveis ressonâncias do racismo estrutural no acometimento de vítimas da pandemia da Covid-19, portanto, esta é uma pesquisa bibliográfica pela qual foi estudado o racismo estrutural no Brasil, a maneira como ele ocorre e o que isso significa para as pessoas que sofrem suas consequências. Por meio de matérias jornalísticas dos sites O Globo e a Folha Online, foram produzidas compreensões da constituição do ideal propagando pela mídia acerca do coronavírus/Covid-19 e as relações de cunho racial que juntamente com a análise de artigos selecionados na base da dados SciELO – (Scientific Electronic Library Online) ampararam a reflexão sobre como a pandemia atravessa não somente a área da saúde, mas toda a estrutura do país e atinge principalmente a população preta. A Covid-19 é letal, age e se dissemina rapidamente. A sociedade brasileira enfrentará esse mal por muito tempo, suas sequelas serão vistas por anos. No entanto, é preciso olhar para além do vírus, é necessário lutar contra o racismo estrutural que assola a nação brasileira e torna o medo de morrer, quando se trata de uma pessoa negra, ainda maior que o medo pelo vírus, visto que as condições de vulnerabilidade entre as pessoas pretas é significativamente maior por questões históricas que ainda são mantidas como legado da escravidão e da desigualdade social dela decorrente. Portanto, é precisar lembrar sempre: vidas negras importam não somente atrás de uma tela ou no post nas redes sociais.

Caracterização da demanda atendida no serviço de emergência psiquiátrica do Município de Maringá/HMM/PR

Palavras-chave: Emergência Psiquiátrica. Saúde Mental. Rede de Atenção Psicossocial. Política Pública de Saúde.
Pesquisadora: Maria Lucia Boarini 
Acadêmica: Bilania Camila de Carvalho
Ano: 2021

RESUMO

A Portaria n°3.088/2011 (BRASIL, 2011), institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e um dos serviços que compõe a RAPS é a Enfermaria Especializada em Hospital Geral, alterada pela Portaria n° 3.588/2017 (BRASIL, 2017) para Unidade de Referência Especializada em Hospital Geral/UREHG. Este dispositivo tem como função prestar atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mentais graves e em situações de abstinências e intoxicações severas devido ao uso de álcool, crack e outras drogas, e em seguida a esse atendimento, o usuário possa retornar a Rede de seu território. Este estudo tem como objetivo caracterizar a demanda atendida Emergência Psiquiátrica do HMM/PR ou Unidade de Referência Especializada em Hospital Geral/UREHG1. Esta pesquisa possui caráter documental e teve como fonte principal os prontuários da população atendida entre julho/2019 a junho/2020. Foram analisados 666 prontuários e os principais resultados foram a equiparação entre o sexo masculino (51%) e feminino (49%) sendo 517 pessoas com idade entre 18 e 60 anos; 64 maiores de 60 anos e 84 entre 13 a 17 anos. Destaca-se o diagnóstico de transtorno de personalidade com instabilidade emocional caracterizado por comportamento de automutilação e tentativa de suicídio. do sexo feminino (adultas e adolescentes). O principal diagnóstico no sexo masculino (adultos e adolescentes) é o de transtorno mental e comportamental devido ao uso de álcool e de substâncias psicoativas. Estes resultados merecem destaque pois demonstram que um número expressivo de jovens estão desenvolvendo graves transtornos mentais e comportamentais causados pelas drogas ilícitas. Embora estes resultados, favoreçam análises importantes, este estudo encontra alguns limites visto que nem todos os prontuários estavam adequadamente preenchidos.

Caracterização da demanda atendida pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil do município de Maringá-PR

Palavras-Chaves: CAPS. RAPS. Saúde mental. Reforma Psiquiátrica
Pesquisadora: Maria Lucia Boarini
Acadêmica: Ellen Schwellberger Schaffland
Ano: 2021

RESUMO

A Portaria nº 336 (BRASIL, 2002) define a modalidade de Centro de Atenção Psicossocial/CAPS, um dos principais dispositivos da Reforma Psiquiátrica, cujo princípio é o cuidado em liberdade para pessoas com transtornos mentais. Este estudo teve como objetivo caracterizar as demandas do CAPS Infanto-juvenil do município de Maringá/PR. A presente pesquisa possui caráter documental, tendo como fonte principal os prontuários referentes a novos acolhimentos no período de junho/19 a junho/20. Foram analisados 428 prontuários e os principais resultados foram que 81,1% usuários tinham entre 10 e 17 anos. Destaca-se que 59,2% das famílias possuem renda de 01 a 02 salários-mínimos. As principais queixas apresentadas foram an siedade, depressão e violência autoprovocada. Exige investigação mais detalhada  o fato de que 75,9% dos novos acolhimentos deste período não permaneceram no serviço, além da subnotificação presente em vários prontuários que pode comprometer os resultados aqui apresentados. Enfim, tais resultados favorecem reflexões acerca do objetivo do CAPSi.

O racismo científico no Brasil e os ideais da Liga Brasileira de Higiene Mental: algumas aproximações

Palavras-chave: Racismo Científico. Liga Brasileira de Higiene Mental. Eugenismo. Higienismo. Movimento Negro.
Pesquisadora: Roselania Francisconi Borges
Acadêmica: Laene da Silva Abade
Período: 2019-2020

Resumo
O objetivo deste trabalho foi explorar as aproximações e os distanciamentos do ideário da Liga Brasileira de Higiene Mental (LBHM) com o racismo científico buscando refletir sobre possíveis ressonâncias na contemporaneidade. Trata-se de um estudo bibliográfico exploratório que teve como fontes primárias os arquivos de produção teórica da Liga Brasileira de Higiene Mental denominados Archivos Brasileiros de Higiene Mental, editado de 1925 a 1947 e o periódico denominado Boletim de Eugenia, editado de 1929 a 1931. Foram analisadas ainda fontes secundárias compostas por publicações em formato de artigos científicos nacionais publicados na base de dados SciELO, bem como em formato de livros que tratam da temática em tela. Conclui-se que as interfaces entre os ideários da LBHM e o conceito de racismo científico são perpassadas pela estrutura dominante, gerando desigualdades sociais que refletem nas concepções e práticas dos indivíduos até os dias atuais, afetando principalmente aqueles antes considerados degenerados, entre eles, a população negra, que atualmente sofre com o chamado racismo estrutural.

Influências do ideário da eugenia sobre práticas profissionais na área da saúde no início do século XXI

Palavras-chave: Eugenia, Bioética, Trabalhadores de saúde.
Pesquisadora: Llian Denise Mai 
Acadêmica: Rafaella Patrícia dos Santos
Período: Agosto/2019 à Julho/2020

Resumo
O objetivo foi investigar as demandas formativas e assistenciais, bem como o pensamento dos profissionais de saúde frente ao ideário da eugenia no início do século XXI. A pesquisa foi qualitativa e documental, privilegiando fontes documentais contemporâneas, a saber, dois periódicos publicados em 2018, as revistas Bioética e Revista Brasileira de Enfermagem (Reben). O critério para inclusão de textos foi a presença do termo eugenia ou correlatos e/ou a ideia de preocupação com a saúde e constituição das futuras gerações. Em 2018, foram publicados 491 artigos nas duas revistas, sendo 64 da revista Bioética e 427 da Reben. Foram selecionados 16 da primeira e 47 da segunda, totalizando 63 artigos para análise de conteúdo. Discutiu-se que, embora poucos sejam os debates atuais que trazem o termo eugenia ou correlatos, pois o termo foi encontrado em apenas um artigo, o tema está muito mais presente nas práticas do que se possa perceber à primeira vista. A análise identificou temas polêmicos que podem trazer dilemas eugenistas aos profissionais em suas condutas e na relação entre o profissional e o indivíduo atendido, mesmo que muitas vezes não reconhecido como tal. Conclui-se que, embora o termo ‘eugenia’ não apareça com frequência na produção do conhecimento, o mesmo está implícito, mais voltado a práticas assistenciais do que de formação dos profissionais, resultando em práticas não inclusivas ou sensíveis a reflexões sobre aspectos ligados a práticas e ideias eugenistas.

Influências do ideário da eugenia sobre práticas profissionais na área da saúde no início do século XX

Palavras-chave: Eugenia, Bioética, Trabalhadores de saúde.
Pesquisadora: Lilian Denise Mai
Acadêmica: Giovana Favaro Gondolfo
Período: Agosto/2019 à Julho/2020

Resumo
O objetivo foi investigar as demandas formativas e assistenciais, bem como o pensamento dos profissionais de saúde frente ao ideário da eugenia no início do século XX. A pesquisa foi qualitativa, histórica e documental, privilegiando fontes documentais do início do século XX, o Boletim de Eugenia, os Arquivos Brasileiros de Higiene Mental e os Arquivos Paulistas de Higiene Mental, publicados no ano de 1929. Discutiu-se que os profissionais de saúde estavam inseridos em vários meios e contextos da época e tinham como ideia geral a prevenção de doenças e seleção dos seres mais aptos à reprodução humana. Conclui-se que o movimento eugênico esteve presente naquele período e que influenciou os profissionais de saúde da época, mesmo que a ciência e práticas sociais posteriores tenham mostrado os limites desse discurso e das práticas centradas na eugenia.

Programa de Altas habilidades/superdotação: entre a teoria e a prática


Palavras-chave: Programa de Altas Habilidades/Superdotação.Educação Especial. Sala de Recursos para Altas Habilidades. Aluno Superdotado.
Pesquisadora: Roselania Francisconi Borges
Acadêmica: Bilania Camila de Carvalho
Período: 2019-2020

 

Resumo
A temática das altas habilidades/superdotação é tratada no cenário educacional brasileiro desde o século XX. Em 2005 o Ministério da Educação passou a promover programas de atendimento. Com a criação do Programa de Altas Habilidades/Superdotação foi definida a criação de Salas de Recursos visando atender esse alunado. O objetivo deste estudo foi conhecer o funcionamento do Programa de Altas Habilidades/Superdotação, ofertado na Educação Básica, a partir da produção científica produzida sobre temáticas que o fundamentam. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em bases de dados, tais como: Scielo (Scientific Eletronic Library Online), PePSIC (Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde), buscando fazer um levantamento de trabalhos sobre os programas de atendimento. Como resultados, foi possível perceber que apesar das iniciativas do Estado, os investimentos nos Programas deixam a desejar nos quesitos formação de professores, materiais didáticos e na própria estrutura dos locais de atendimento.

O lugar social da mulher nos séculos XIX e XX

Mulher. Lugar Social. Gênero. Classe social. Higienismo

 

Pesquisadora: Maria Lucia Boarini

Período: 2018 – 2019

Acadêmica: Ilana Costa Ferreira

Resumo: Apesar do destaque que a situação da mulher e seus desdobramentos vêm ganhando na mídia, em nossos dias, considera-se que este não é um fenômeno estático no tempo e neste sentido acompanhar seus avanços e retrocessos se constitui em um estudo de relevância social. Como recorte metodológico as principais obras analisadas “Os Delitos Contra a Honra da Mulher” de autoria de Viveiros de Castro (1897), “Ordem Médica e Norma Familiar” de autoria de Jurandir Freire Costa (1983), os Anais das Conferências Mundiais da Mulher realizadas em 1975, 1980, 1985, 1995. Através de uma análise de dados coletados sob a perspectiva histórico-social.

Projeto de Correção de Fluxo no Paraná: solução ou medida paliativa?

Programa Correção de Fluxo Escolar. Correção de Fluxo. Programa de Aceleração. Programa de Adequação Idade-Série

Pesquisadora: Roselania Francisconi Borges

Período: 2017 – 2018

Acadêmica:  Maria Júlia Dias Roque de Oliveira

Resumo: O Programa Correção de Fluxo Escolar, criado pelo Ministério da Educação em 1995, surgiu como medida parar reverter os altos índices de repetência e evasão escolar, sendo destinado a alunos com distorção idade-série que estavam retidos nas séries iniciais do ensino fundamental. Parcerias público-privado fomentaram a elaboração de programas de correção de fluxo escolar em todo o território nacional, ficando a critério de cada Estado aderir ou não ao Programa. Este estudo buscou por meio de uma pesquisa bibliográfica compreender a implantação e funcionamento do Programa no Estado do Paraná visando averiguar a efic&aacu te;cia das medidas adotadas, em termos de seus resultados e limites. Nesse Estado o Programa foi implantado de 1996 a 1998 e retomado em 2016. De forma geral, a proposta apresentou resultados conflitantes: por um lado a melhoria do fluxo escolar, de outro pouca eficiência, pois trabalhou com as consequências e não a razão do fracasso escolar.

Construindo uma unidade de ensino sobre eugenia com o uso da simulação clínica

Eugenia. Bioética. Educação em Enfermagem. Simulação.

Pesquisadora: Lilian Denise Mai

Período: 2017 – 2018

Acadêmica:  Graziele Adrieli Rodrigues Pires

2018 - 1º lugar na grande área da Saúde no 27º Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC, Universidade Estadual de Maringá

Resumo: O objetivo foi construir uma unidade de ensino sobre eugenia utilizando a simulação clínica. Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, desenvolvida mediante revisão de literatura. Os resultados envolveram a fundamentação teórica sobre práticas de eugenia e sobre a simulação clínica como metodologia de ensino, bem como a elaboração de todo o planejamento da aula, com roteiros das cenas e instrumentos pré e pós-aula a serem aplicados junto aos alunos. A unidade de ensino prevê a participação de atores e segue as três etapas do ensino simulado, ou seja, a preparação prévia, a ação e o debriefing, com a reflexão que passa por explorar as fronteiras médicas em que práticas de saúde e melhoramento da raça humana estão sutilmente entrelaçadas, simulando-se situações cotidianas onde estão presentes práticas eugênicas, ainda que despercebidas como tal por profissionais de saúde e população em geral. Foram desenvolvidos dois casos a serem simulados, onde decisões ou motivações eugênicas fazem-se presentes. O primeiro caso envolve uma consulta com um casal em busca de técnicas de manipulação genética e reprodução assistida. O casal fará questionamentos ao médico e enfermeiro (aluno de enfermagem) a respeito dos princípios éticos e legais ligados às técnicas. O segundo caso retrata um caso real, quando um pedido de laqueadura tubária feito pelo Ministério Público obrigou a prefeitura de uma cidade paulista a realizar o procedimento em uma mulher usuária de álcool e drogas ilícitas, e que já tinha oito filhos. A mulher de 36 anos negou que tenha consentido com a operação. Neste caso, será encenado um diálogo entre paciente e promotor (aluno de enfermagem), cada qual apontando suas opiniões a respeito da situação. Reafirma-se com este trabalho a relevância do tema para a formação acadêmica associada à importância de novas metodologias de ensino. Espera-se que a unidade de ensino seja capaz de prover conhecimentos e reflexão sobre a temática, podendo ser utilizada ou adaptada para outros espaços.

A "natureza feminina" no imaginário social

Mulher. Imprensa operária. Imprensa científica

Pesquisadora: Maria Lucia Boarini

Período: 2017 – 2018

Acadêmica: Beatriz Colabone Siqueira

Resumo: No início do século XX no Brasil, o discurso hegemônico representava a mulher enquanto “rainha do lar”. Entretanto, as mulheres da classe trabalhadora divergiam desse modelo diante da necessidade de trabalharem para garantir o orçamento familiar. Neste estudo temos como objetivo refletir sobre a concepção de mulher veiculada pela literatura, imprensa operária e científica no Brasil no início do século XX. Como fontes primárias e principais foram utilizados os Archivos Brasileiros de Hygiene Mental (1925-1947), o jornal operário A Plebe (1917-1951), O Quinze (1930) de Rachel de Queiroz e Parque Industrial (1933) de Patrícia Galvão. Após análise rigorosa, à luz dos acontecimentos históricos daquele período, os resultados indicam que imperava de modo geral, um ideal de mulher pautado na existência de uma “natureza feminina”, que significa a aptidão natural da mulher para o cuidado com o lar e com os filhos. Entretanto, em algumas publicações da imprensa operária tem-se a imagem da mulher trabalhadora não correspondente com os ditames, validados pela imprensa científica, da moral burguesa da época.