Seminário debateu perspectivas do modelo de assistência em saúde mental

Cerca de 180 pessoas participaram, no dia 22 de fevereiro de 2016, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), do Seminário "Desafios Atuais da Política Nacional de Saúde Mental", que debateu, entre outras questões, as perspectivas para o tratamento de transtornos mentais que, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, atinge mais de 20 milhões de pessoas no País.
Palestrante do evento, o professor Pedro Gabriel Godinho Delgado, do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez uma avaliação sobre o cenário atual da Política Nacional de Saúde Mental e as novas estratégias para os encaminhamentos do modelo de assistência nessa área. Delgado é um dos mentores do processo de reforma psiquiátrica brasileira, que prevê a mudança de modelo de assistência na saúde mental, preconizando que o mesmo seja pautado na atenção psicossocial.
Ele também relatou a experiência acumulada na coordenação nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde, cargo que ocupou entre 2000 e 2010.

Durante o Seminário, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Higiene Mental e Eugenia (GEPHE), da UEM, homenageou, com uma placa comemorativa, a professora Maria Lúcia Boarini. Fundadora e coordenadora do grupo, Boarini atua no GEPHE desde a sua criação, há 18 anos.

Outro ponto alto do evento foi a apresentação musical dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II Canção), de Maringá.

O Seminário reuniu pessoas que trabalham na rede de atenção psicossocial de Maringá e região; professores e alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação em Psicologia; professores de outros cursos e departamentos na UEM; psicólogos; médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais; assistentes sociais; e estudiosos da área de saúde mental.

O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia e pelo GEPHE, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia (CRP-PR).

Fonte: site da Universidade Estadual de Maringá. (http://www.uem.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10015&Itemid=1)