Seminário: "Diálogos entre a teoria e a práxis na atenção a saúde mental”

O GEPHE convida a todos interessados a participar deste debate em torno desta importante questão que tende a ser mantida no silêncio perturbador de uma sociedade que diante do sofrimento psíquico de outrem, tem interpretado que o melhor meio de “tratar” é “tirar de circulação”, isolar e segregar e a isso, dizemos NÃO! Porque como o psiquiatra Franco Basaglia e a Vida nos ensina: “A LIBERDADE É TERAPÊUTICA”.
  • Quando 18/05/2017
    de 18h30 até 22h30
    (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Onde Auditório Dacese, Bloco 125 - Universidade Estadual de Maringá (UEM - campus Maringá/PR).
  • Participantes Aparecida Moreno Panhossi da Silva Maria Heloísa Cella Profª. Dra. Maria Lucia Boarini
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Em 2017, completam-se algumas décadas da emergência  da reforma psiquiátrica. Nestes árduos anos de luta tivemos importantes avanços no campo jurídico  que propõe que as pessoas em sofrimento psíquico, sejam cuidadas, tratadas no espaço aberto e comunitário, assistidas por uma rede de atenção psicossocial em substituição ao hospital psiquiátrico. Contudo, na contramão deste processo, também convivemos com o jogo de poder que se trava no campo político, pela permanência do hospital psiquiátrico, tanto pelos empresários da loucura, quanto pela produção social sobre a loucura que entende que a pessoa com transtornos psíquicos precisa ser isolada, segregada, privada da liberdade.
Neste processo, ainda em construção de uma rede de atenção psicossocial, tecida por muitas mãos, o movimento da luta antimanicomial teve importante papel, ao hastear a bandeira em defesa do tratamento em liberdade. A data 18 de maio, dia nacional da luta antimanicomial, não existe apenas para ser comemorada, mas para afirmar o compromisso daqueles que lutam pela efetivação da política nacional de saúde mental, em defesa do tratamento em liberdade, com dignidade das pessoas que vivem a experiência da loucura.
Sendo assim, este evento promovido pelo GEPHE, tem por objetivo promover um espaço de discussão sobre os avanços, as dificuldades e os desafios na implementação da rede de atenção psicossocial, e contará com duas atividades:

Primeiro dia: mesa-redonda

Tema: "Diálogos entre a teoria e a práxis na atenção a saúde mental”

Dia: 18/05/2017.
Horário: 18h30m às 22h30m
Local: Auditório Dacese, Bloco 125 - Universidade Estadual de Maringá (UEM - campus Maringá/PR).

Convidadas
Aparecida Moreno Panhossi da Silva: diretora das residências terapêuticas da rede pública de saúde de Maringá.
Maria Heloísa Cella: coordenadora da saúde mental da rede pública de saúde de Maringá.

Mediadora:
Profª. Dra. Maria Lucia Boarini: docente do programa de pós-graduação em psicologia da Universidade Estadual de Maringá e coordenadora do "GEPHE- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Higiene Mental e Eugenia".

Segundo dia: cine-debate

Documentário "Holocausto brasileiro"

Dia: 19/05/2017.
Horário: 18h30m às 22h30m

Mediadoras:
Prof. Dra. Daniele de Andrade Ferrazza: docente do curso de psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Prof. Dra. Roselania Francisconi Borges: docente do curso de psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), coordenadora da área de Psicologia da Residência Integrada Multiprofissional na Atenção à Urgência e Emergência.