Atenção Básica: o caminho da desinstitucionalização

• Quando 02/12/2022
    de 08h30 até 12h30
    (America/Sao_Paulo / UTC-200)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Evento de extensão sobre a atenção psicossocial na Atenção Básica realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UEM e o Grupo de Estudos e Pesquisas Higiene Mental e Eugenia (GEPHE) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, destinado aos profissionais da rede municipal de saúde.

Palestrante: Ana Paula Freitas Guljor -  Médica Psiquiatra, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial /LAPS/ENSP/FIOCRUZ.

Mediadora: Vânia Damasceno Costa

Curso de Extensão Controle Social no SUS e Luta Antimanicomial

• Quando 03/05/2022 10h00 até 17/05/2022 11h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Curso de extensão sobre o controle social no SUS e a luta antimanicomial proposto em parceria pelo Curso de Psicologia da UFT, Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Higienismo e Eugenia (GEPHE), Universidade Federal do Acre e Residência Multiprofissional de Saúde Mental de Apucarana- PR, destinado aos acadêmicos e Profissionais da rede da política de Saúde do Tocantins, Acre e Paraná.

1º Encontro - Controle Social no SUS: desafios e possibilidades - Realizado no dia 3 de maio de 2022.

Palestrante: Fernanda Lou Sans - Psicóloga, Conselheira Nacional da Saúde.

Mediadora: Lilian Denise Mai

A gravação do encontro está disponível na página Áudio e Vídeo.

2º Encontro - V Conferência Nacional de Saúde Mental e a defesa do cuidado em liberdade - Realizado no dia 10 de maio de 2022.

Palestrante: Ana Paula F. Guljor - Médica Psiquiatra, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial /LAPS/ENSP/FIOCRUZ.

Mediadora: Maria Lúcia Boarini

A gravação do encontro está disponível na página Áudio e Vídeo.

3º Encontro: Desafios na Construção da Rede de Atenção Psicossocial - Realizado no dia 17 de maio de 2022.

Palestrantes:

Márcia Aurélia dos Santos - Psicóloga. Chefe do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde do Acre

Cleber Felix B. Silva - Psicólogo da saúde na UBS Dr. Quincas - Município de Tocantínia -TO

Mário Seto Takeguma Junior - Psicólogo. Coordenador de Saúde Mental na 15º Regional de Saúde de Maringá.

Mediadora: Dayene Patrícia Gotto Alto

A gravação do encontro está disponível na página Áudio e Vídeo.

Práticas de Eugenia: Fundamentos e Desdobramentos

• Quando 31/08/2021 11h00 até 19/10/2021 12h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Onde Online
  • Adicionar evento ao calendário iCal

GEPHE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Higiene Mental e Eugenia), em conjunto com o  Departamento de Psicologia (DPI), o Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPI) e em parceria com o curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promove o curso de extensão com a temática ‘Práticas de Eugenia: fundamentos e desdobramentos’.

O objetivo é discutir o ideário da eugenia à luz da perspectiva histórica, resgatando seus fundamentos filosóficos e refletindo sobre suas práticas, perspectivas e desdobramentos, nas políticas públicas de educação, saúde e voltadas às mulheres, dentre outras.

O curso será realizado em seis encontros, com duração de 1h30min. cada, às terças-feiras, com início às 13h:30min, no período de 31/08/2021 a 19/10/2021.

Esta imagem é inspirada em materiais propagados pelos eugenistas no início do século XX. Tomando como lente teórica a ciência da natureza, o ideário da eugenia utiliza a árvore como sua logomarca. E como tal, representa a grandeza harmoniosa de várias áreas do conhecimento.

Abaixo encontram-se os títulos das apresentações e os links para os vídeos no YouTube.

Fundamentos histórico-filosóficos do ideário da eugenia

Dra. Maria Lucia Boarini

A educação na perspectiva eugênica

Ms. Melline Ortega Fagion